Quem Somos

 

25 anos transformando vidas

O Programa Comunitário da Reconciliação atende e apoia desde 1986, mais de 1000 moradores, entre crianças, jovens e adultos, da Vila São José, na periferia de São Paulo. Começamos fornecendo o básico: alimentação e afeto. Hoje, graças às doações e ao comprometimento de muitos, nossa atuação é múltipla, forte e estruturada. Atividades pedagógicas, recreativas e culturais, oficinas, cursos, eventos, apoio psicológico e religioso, e orientação jurídica são apenas alguns exemplos de ações que priorizam o resgate da auto estima e o aprendizado, criando oportunidades de renda onde antes havia carência e despreparo. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento pessoal e a cidadania, um trabalho que começa bem cedo, aos 2 anos de idade. Para isso contamos com o envolvimento dos membros da comunidade, mães e pais dispostos a crescer junto com seus filhos. Sem eles não seria possível sustentar os laços de respeito e confiança, vitais para o sucesso da Reconciliação. Embora seja um programa já consolidado, reconhecido internacionalmente e até recebendo um Prêmio Kanitz (www.kanitz.com), a Reconciliação está em constante atualização, sempre atenta às transformações humanas e novas necessidades da região. Liberdade, justiça, respeito e tolerância são os valores que inspiram esse projeto.

O Programa Comunitário da Reconciliação é uma entidade sem fins lucrativos, registrada na Prefeitura Municipal de São Paulo e auditada anualmente.

ESTRUTURA E TRABALHO

De 1986 para cá conseguimos intensificar o atendimento e adequar as instalações dos 3 programas que hoje são sinônimos da Reconciliação: O Cantinho da Criança, Cantinho da Comunidade e o CCA – Centro da Criança e Adolescente. Cada programa possui instalações independentes, bem próximas uma da outra, que abrigam salas de aula, cozinha, refeitórios, enfermaria, uma pequena quadra esportiva, biblioteca e até uma galeria para exposição e venda de artesanato. As unidades funcionam em dois turnos, de manhã e à tarde e a creche fica aberta inclusive nas férias. Entre a rotina de atividades e os eventos paralelos, quase 100 pessoas, funcionários preparados e voluntários, participam do nosso dia a dia.

Como reconhecimento da qualidade de nossos serviços e efetiva utilização dos recursos financeiros, recebemos, em 2003, o titulo de “50 melhores entidades beneficentes”, na VII edição do Prêmio Bem Eficiente. O apoio da Igreja Luterana é um dos esteios do Programa Comunitário da Reconciliação.

Destacamos ainda a preciosa colaboração de parceiros nacionais e internacionais, sem os quais a Reconciliação não poderia fazer tudo o que faz. Instituições na Alemanha, Portugal, Japão e Estados Unidos depositam aqui uma parcela de sua esperança por um mundo melhor.

Para doar, clique aqui